Categoria: Blog

Cuidados com a instalação de painéis em ACM

Compostos por duas chapas externas de alumínio tratadas de 0,5 mm com um núcleo de polietileno, os painéis em ACM (em inglês, Aluminum Composite Material) podem ser utilizados em diversos segmentos da construção, como em fachadas novas e obras de retrofit, revestimento de paredes internas e externas, coberturas e marquises, pórticos, colunas, vigas e pilares, entre outras aplicações. Isso porque os painéis podem ser dobrados ou curvados, o que permite sua aplicação em elementos cilíndricos ou de formas geométricas variadas.

Também chamado de envelopamento, o revestimento externo em fachadas com o alumínio composto tem espessuras que variam de 3 mm a 6 mm, com comprimento e largura que variam conforme projeto. Quanto maior a espessura, maior serão os índices de atenuação de som e de redução de temperatura proporcionados pelo núcleo de polietileno. O que também pode mudar é a cor da chapa.

A grande vantagem do sistema é a facilidade de montagem. Além de as peças serem leves – um painel de 3 mm pesa cerca de 4,5 kg/m² -, elas podem ser parafusadas ou instaladas sobre uma estrutura de alumínio presa à fachada. No entanto, é preciso cuidado com o prumo e nível da subestrutura de alumínio. Caso ela esteja desalinhada a superfície pode apresentar variações. Por isso, o serviço deve ser feito com mão de obra especializada.

Outro cuidado importante é com o manuseio e armazenagem das chapas. Para evitar que os painéis encurvem ou empenem eles devem ser armazenamos na posição horizontal sobre prateleiras ou paletes. Além disso, as peças devem ser organizadas por tamanho para que os vértices das peças menores não arranhem as maiores.

ILUSTRAÇÃO: DANIEL BENEVENTI

Clique para ampliar a imagem

1. Conformação das placas
O primeiro passo é executar o corte dos painéis, que chegam à obra em forma de chapas planas. As abas devem ter no mínimo 25 mm, onde serão presas as cantoneiras, que devem ser instaladas com espaçamento que varia de acordo com as dimensões do painel. Além disso, é preciso fazer a junção das abas com perfis em L.

2. Estrutura de fixação
A subestrutura de alumínio é o que garante a fixação das chapas nas fachadas. Primeiro são instaladas as colunas, que devem ser engastadas nas lajes por meio de insertes parafusados com o tipo parabolts. Em seguida são montadas as travessas horizontais, fixadas nas colunas com a ajuda de um suporte específico. O espaçamento entre as colunas e travessas variam de acordo com as dimensões do painel em ACM.

3. Prumo e nível
É importante que a subestrutura esteja aprumada e nivelada para garantir a agilidade do trabalho de instalação dos painéis e a minimização de improvisos.

4. Instalação dos painéis
Antes de fixar o painel na subestrutura, deve-se remover parcialmente o filme protetor na região das abas. Depois disso é feita a fixação do painel na subestrutura por meio das cantoneiras.

5. Juntas
Por último são executadas as juntas com silicone ou graxeta. Essa junta deve ter entre 10 mm e 12 mm, dependendo das orientações do projetista. Além disso, é recomendado o uso de tarucel entre as placas para evitar a ruptura do silicone.

6. Segurança
A instalação em fachadas é realizada a grandes alturas, geralmente em balancins manuais ou elétricos. Por isso, é obrigatório o uso de travaquedas e cinto de segurança paraquedista conectados a um cabo-guia ancorado em estrutura independente ao andaime suspenso.

Por Maryana Giribola
Apoio técnico: José Carlos Garcia Noronha, coordenador do Comitê de Mercado da Construção da Associação Brasileira do Alumínio (Abal).

Fonte: http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/153/apesar-de-simples-a-instalacao-de-paineis-em-acm-deve-309945-1.aspx




Cuidados básicos para dar vida longa para suas esquadrias de alumínio

esquadrias-de-aluminio-personalizadasDepois de instaladas corretamente na obra, as esquadrias de alumínio podem ter uma vida útil bastante longa.

Mas alguns cuidados básicos devem ser observados para preservá-las funcionando sem problemas, abaixo algumas dicas valiosas:

  • Não deixe a esquadria entrar em contato com cimento, cal ou produtos ácidos.
  • Use apenas flanela ou pano seco para retirar poeira da esquadria.
  • No caso de sujeira e outros resíduos, passe um pano com água e sabão, de preferência neutro, secando em seguida.
  • Para remover tinta, graxa, massa de vedação, passe um pano com solvente tipo vasol.
  • Nunca use qualquer tipo de palha de aço para limpesa.
  • Aplique cera periodicamente (recomendável).
  • Use pequenas quantidades de vaselina liquida para limpar e lubrificar as guias periodicamente (isto facilita o deslizamento das janelas, sem serem forçadas).
  • Limpe os drenos existentes nas esquadrias para evitar acúmolo de sujeira que impeça o escoamento da água.
  • Nunca remova as borrachas ou massas de vedação (caso contrário, poderão ocorrer infiltrações).

 

Fonte: http://contramarcodealuminio.webnode.com.br/news/cuidados-basicos-com-a-esquadrias/




Como manter vidros e janelas sempre limpos

Vidros-300x257Limpar vidros de janelas e de portas, espelhos e boxes de banheiro é uma tarefa mais ingrata do que parece. Muitas vezes, essas superfícies acabam ficando cheias de marcas e respingos, arranhadas ou com os cantos sujos. Mas, com o uso de produtos e de técnicas adequados, os vidros da sua casa podem ficar impecáveis.

De acordo com o gerente da Pronto Socorro do Vidro, Amandio Evaristo, não há nada mais eficaz do que a receita caseira de vinagre branco com detergente neutro:

— Basta misturar os dois produtos na mesma proporção e aplicá-los com uma palha de aço embebida na mistura. Deve-se fazer movimentos circulares e leves, para não arranhar o vidro.

Em seguida, enxágue a superfície e aplique álcool com a ajuda de uma folha de jornal, para tirar possíveis manchas e dar brilho ao vidro. O procedimento deve ser repetido a cada 30 dias.

— O resultado é visível principalmente nos boxes, que embaçam e ficam com uma crosta ao longo do tempo, por causa do acúmulo de resíduos de xampu e sabonete — destaca Evaristo.

Além da lavagem mensal, mantenha os vidros livres de poeira, limpando-os com frequência, usando espanador ou pano macio e seco.

Tire suas dúvidas

Limpa-vidros são eficazes na manutenção das superfícies?

Não recomendo o uso desses produtos, porque eles só impregnam o vidro com gordura, criando uma película que, com o tempo, embaça as superfícies. Também deve-se evitar a aplicação de ácidos, alcalinos, amoníaco, cloro ou água sanitária, encontrados na maior parte dos produtos de limpeza que estão disponíveis no mercado.

Há alguma recomendação especial para a limpeza de vidros com película protetora?

A receita caseira de vinagre branco com detergente neutro também é eficaz. Mas, nesse caso, deve-se substituir a palha de aço por uma esponja, mais leve. Use-a do lado menos áspero, para evitar danos à película.

Há algum cuidado especial a ser tomado com vidros de boxes de banheiro?

Boxes só podem ser usados 24 horas após a instalação do vidro, para garantir a secagem do silicone de vedação. Além disso, embora seja uma prática incomum, recomenda-se limpar e secar o vidro logo após os banhos, para evitar que gotas de água causem manchas na superfície.

Que cuidados deve-se tomar para manter os espelhos limpos e bem conservados?

Deixe as bordas do espelho sempre secas e certifique-se de que todos os seus cantinhos estejam devidamente limpos. Outra dica é mantê-lo em ambientes ventilados, inibindo a umidade. Além disso, nunca utilize em sua superfície lixas, qualquer tipo de palha e saponáceo, entre outros materiais, para não prejudicar a película protetora da peça.

Que outras dicas aumentam a vida útil dos vidros?

Evite o contato de materiais rígidos contra o vidro. No caso de portas e janelas, evite impactos violentos ao abri-las e fechá-las. Nunca use facas e objetos pontiagudos para retirar as etiquetas.

Leia mais: http://extra.globo.com/casa/faca-voce-mesmo/saiba-como-deixar-os-vidros-da-sua-casa-limpos-brilhando-5022933.html#ixzz3fn2F3d4S

Fonte: http://extra.globo.com/casa/faca-voce-mesmo/saiba-como-deixar-os-vidros-da-sua-casa-limpos-brilhando-5022933.html